Orientações Gerais:
1 – Auriculoacupuntura é a Acupuntura realizada em pontos da orelha. A orelha é um micro-sistema com representação de todo o corpo e suas estruturas.
2 – Auriculoacupuntura é muito usada sintomaticamente para aliviar dores ou auxiliar o tratamento com a Acupuntura sistêmica, por apresentar um efeito rápido e pela possibilidade de continuar com os estímulos por mais tempo.
3 – Em nosso consultório utilizamos sementes de vegetais como as de Mostarda ao invés de agulhas. Isto porque, são menos irritantes para pele e não causam perfuração. São colocadas sobre os pontos e fixadas com esparadrapo cor da pele. O efeito se dá pela estimulação cutânea do ponto (pressão da semente sobre a pele estimulando o sistema nervoso) e, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, pela ação energética da semente que contém as propriedades de germinação e formação de uma planta.
4 – O tempo de permanência das sementes deve ser de 15 dias, podendo ficar até 21 dias.
5 – Os pontos com sementes podem ser estimulados uma vez ao dia, com leves toques (até 10 em cada ponto), realizados com a polpa do dedo indicador sobre o ponto, gerando pequenos e suaves apertos. Estes estímulos não devem ser realizados caso o ponto esteja sensível, doloroso ao toque.
Cuidados e orientação para retirada:
1 – Os locais (pontos) onde estão as sementes podem ficar dolorosos quando, por exemplo, dormimos de lado e a orelha permanecer comprimida sobre o travesseiro ou se apertamos demais os pontos. Nestes casos, o estímulo doloroso pode durar até 2 a 3 horas e desaparecer, caso dure mais que este tempo , devemos imediatamente fazer a retirada do esparadrapo com a semente. Da mesma forma se o dolorimento for muito intenso, também retiramos antes mesmo de completar 2 horas.
2 – Caso a orelha ou o local dos pontos apresentarem-se vermelhos, ou com secreções ou dor por mais de 2 a 3 horas, também retiramos os locais inflamados.
3 – Caso os pontos caiam não devemos recolocá-los, e se estiverem soltando, devem ser retirados.
4 – Caso um dos pontos tenha caído e o paciente tenha percepção ou sensação que possa ter entrado no conduto auditivo, NÃO USAR COTONETES. Devemos pedir para que outra pessoa veja se visualiza o esparadrapo ou a semente na entrada do ouvido e retirá-lo com uma pinça. Caso não seja visível e de fácil acesso, NÃO DEVEMOS COLOCAR COTONETES ou tentar retirar, mas sim procurar um médico otorrinolaringologista, que com equipamento apropriado poderá observar se há presença do esparadrapo ou da semente e retirá-los com segurança evitando lesões no ouvido. Para retirar os pontos de auriculoacupuntura da orelha, usa-se uma pinça de retirar pelos faciais, lavada com água e sabão e seca em papel absorvente, e com ela puxa-se o esparadrapo que sairá com a semente. Se a semente ficar na pele, após a retirada do esparadrapo, retiramos também com a pinça.