Orientações e cuidados após aplicação de Auriculoacupuntura (Acupuntura Auricular)


Orientações Gerais:
1 - Auriculoacupuntura é a Acupuntura realizada em pontos da orelha. A orelha é um micro-sistema com representação de todo o corpo e suas estruturas.
2 - Auriculoacupuntura é muito usada sintomaticamente para aliviar dores ou auxiliar o tratamento com a Acupuntura sistêmica, por apresentar um efeito rápido e pela possibilidade de continuar com os estímulos por mais tempo.
3 - Em nosso consultório utilizamos sementes de vegetais como as de Mostarda ao invés de agulhas. Isto porque, são menos irritantes para pele e não causam perfuração. São colocadas sobre os pontos e fixadas com esparadrapo. O efeito se dá pela estimulação cutânea do ponto (pressão da semente sobre a pele) e, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, pela ação energética da semente que contém as propriedades de germinação e formação de uma planta.
4 - O tempo de permanência das sementes deve ser de 15 dias, podendo ficar até 21 dias.
5 - Os pontos com sementes podem ser estimulados uma vez ao dia, com leves toques (até 10 em cada ponto), realizados com a ponta do dedo indicador sobre o ponto, gerando pequenos e suaves apertos. Estes estímulos não devem ser realizados caso o ponto esteja sensível, doloroso ao toque.

Cuidados e orientação para retirada:
1 - Os locais (pontos) onde estão as sementes podem ficar dolorosos quando por exemplo, dormimos de lado e a orelha permanecer comprimida sobre o travesseiro ou se apertamos demais os pontos. Nestes casos, o estímulo doloroso pode durar até 2 a 3 horas e desaparecer, caso dure mais que este tempo , devemos imediatamente fazer a retirada do esparadrapo com a semente. Da mesma forma se o dolorimento for muito intenso, também retiramos antes mesmo de completar 2 horas.
2 - Caso a orelha ou o local dos pontos apresentarem-se vermelhos, ou com secreções ou dor por mais de 2 a 3 horas, também retiramos os locais inflamados.
3 - Caso os pontos caiam não devemos recolocá-los, e se estiverem soltando, devem ser retirados.
4 - Caso um dos pontos tenha caído e se tem a percepção ou sensação que tenha entrado no conduto auditivo, NÃO USAR COTONETES. Devemos pedir para que outra pessoa veja se visualiza o esparadrapo ou a semente na entrada do ouvido e retirá-lo com uma pinça. Caso não seja visível, NÃO DEVEMOS COLOCAR COTONETES, mas sim procurar um médico otorrinolaringologista, que com equipamento apropriado poderá observar se há presença do esparadrapo ou da semente e retirá-los. Para retirar os pontos de auriculoacupuntura, usa-se uma pinça de retirar pelos faciais, lavada com água e sabão e seca em papel absorvente, e com ela puxa-se o esparadrapo que sairá com a semente. Se a semente ficar na pele, após a retirada do esparadrapo, retiramos também com a pinça.