Acupuntura dói?

A sensação percebida pela aplicação das agulhas de Acupuntura é rápida e de pequena intensidade, sendo comumente não dolorosa devido ao pequeno diâmetro (0,25 mm) da agulha e à técnica de inserção. Logo, acupuntura não deve ser dolorosa e sua aplicação é muito bem aceita pelos pacientes.

A tensão emocional de alguns pacientes associada ao medo do agulhamento relacionado à aplicação de injeções (geralmente na infância onde a injeção é um castigo: “Se não se comportar vai tomar injeção !”), costuma ser a principal causa geradora do medo que leva alguns pacientes a não procurarem a Acupuntura. Na consulta inicial o profissional médico deve abordar o assunto com o paciente explicando a diferença da aplicação de Acupuntura em relação às injeções, mostrando que nas injeções o calibre da agulha é muito maior, a técnica de aplicação é diferente e que além da perfuração há injeção de líquido contendo a medicação, fatores que não ocorrem na Acupuntura. Ainda, deve sugerir que o paciente tenha uma primeira experiência com uma ou duas agulhas antes do início do tratamento, evitando ansiedade excessiva e dando tranqüilidade ao paciente que percebe como a Acupuntura não é dolorosa. É importante saber também, que como os pontos de Acupuntura são locais de concentração de terminações nervosas, a região dos pontos tende a ser mais sensível, principalmente se o ponto encontra-se em desequilíbrio devido ao adoecimento do paciente. As pessoas possuem sensibilidade dolorosa em diferentes graus e esta sensibilidade é influenciada pelo estado emocional, pelas experiências anteriores de dor e pela integridade das estruturas transmissoras de estímulos no organismo, logo, algumas pessoas podem ser ou estar mais sensíveis a pequenos estímulos. Algumas vezes, o posicionamento da agulha próxima a estruturas nervosas ou na superfície da pele pode causar desconforto e nesta situação deve-se informar o médico para que o mesmo proceda com a correção da inserção da agulha, cessando imediatamente a sensação de incômodo.

Após a inserção da agulha poderá ocorrer sensação discreta de peso local, choque elétrico, formigamento ou irradiação que são momentâneas, pouco freqüentes e consideradas normais, pois representam a ativação das terminações nervosas pela acupuntura.