O que pode ser tratado pela Acupuntura?

A acupuntura é um método de tratamento que pode ser utilizado na promoção da saúde e bem estar, na prevenção e no tratamento de doenças.

Embora o uso da Acupuntura seja mais conhecido para o controle da dor, há uma gama de doenças nas quais ela vem sendo utilizada com sucesso. Todavia, como a Acupuntura harmoniza e equilibra as pessoas, cuidando com abordagem integral da saúde e permitindo uma vida mais longa e saudável, muitas pessoas hoje procuram o consultório médico de Acupuntura para promoção do bem estar físico e mental frente ao stress da vida moderna.

Em 1979, a Organização Mundial de Saúde (OMS) listou várias doenças indicadas com bom resultado pelo uso da Acupuntura:

Doenças do Trato Respiratório:
Sinusite aguda; Rinite aguda; resfriado comum; Tonsilite aguda; Afecções bronco-pulmonares; Bronquite aguda; Asma brônquica.

Doenças Oftalmológicas:
Conjuntivite aguda; Retinite central; Miopia (em crianças); Cataratas (sem complicações)

Distúrbios da cavidade bucal:
Odontalgias; Dor pós-extração dental; Gengivites; Faringites agudas e crônicas.

Distúrbios Gastrintestinais:
Espasmos de esôfago e cárdia; Soluços; Gastroptose; Gastrite aguda e crônica; Hiperacidez gástrica; Úlcera duodenal crônica; Colites agudas e crônicas; Disenteria bacteriana aguda; Constipação; Diarréia; Íleo paralítico.

Distúrbios Ortopédicos e Neurológicos e Clínica de Dor:
Cefaléias; Enxaqueca; Neuralgia do trigêmeo; Paralisia facial; Paralisia Pós-AVC; Neuropatia periférica; Síndrome de Meniere; Disfunção neurogênica da Bexiga Urinária; Enurese noturna; Neuralgia intercostal; Periartrite escápulo umeral; Epicondilite lateral (cotovelo de tenista); Dores Ciáticas; Lombalgias; Artrite Reumatóide; Lúpus Eritematoso Sistêmico; Trigemialgias; Fibromialgia; Distensões Musculares.

Psiquiatria:
Distúrbios leves e moderados de Depressão, Angústia, Ansiedade e Insônia.

Clínicas Diversas:
Labirintite; Prisão de Ventre.

Ginecologia:
Distúrbios Menstruais; Infertilidade; Dismenorréia; Amenorréia; Metrorragia; Menorragia.

Estética:
Marcas de expressão; Rugas; Flacidez; Bolsas Sub-Oculares; Suavização de Estrias e Celulites; Enrijecer seios e nádegas.

Outros Benefícios:
Aumento da vitalidade e energia.
Redução do estresse e maior relaxamento.
Rejuvenescimento da pele.
Controle do peso.
Livrar-se do fumo, álcool e drogas.
Aumento das funções físicas e atléticas.
Controle de dor.
Regularidade dos batimentos cardíacos e pressão sangüínea.
Estabilização do sistema imunológico

Dezoito anos após a publicação da lista de indicações da OMS, em 1997, o National Institutes of Health (NIH), nos EUA, promoveu uma Conferência Internacional para estabelecimento de um consenso científico sobre as indicações da Acupuntura, baseado em pesquisas científicas internacionais com alto nível de evidência. Esta Conferência listou algumas doenças como sendo cientificamente, beneficiadas pela Acupuntura:

Doenças indicadas pelo NIH: lombalgia, náusea pós-cirurgia ou pós-quimioterapia e gravídica, dor dentária pós-procedimentos, reabilitação de acidente vascular cerebral, dor de cabeça, cólicas menstruais;

Doenças em que a Acupuntura é não menos efetiva que outros tratamentos com altos índices de efeitos colaterais: cotovelo de tenista, síndrome do túnel do carpo, fibromialgia;

Doenças em que a Acupuntura é indicada pelo NIH, mas em conjunto com outro tratamento: asma e dependências químicas;

A Medicina Tradicional Chinesa indica o uso da Acupuntura para cerca de 350 doenças e além das indicações oficiais, muitas outras doenças vêm sendo atendidas com bons resultados nos consultórios médicos de Acupuntura: enxaqueca, tendinites, ciática, artroses, síndrome do cólon irritável, tensão pré-menstrual, sintomas da menopausa, ansiedade, stress, irritabilidade, depressão, distúrbios do sono, esquecimento, imunodrepressões, infertilidade, doenças e seqüelas neurológicas, alergias e outras.

Mesmo com esta lista de situações onde podemos utilizar a Acupuntura como tratamento, a avaliação médica é fundamental para o estabelecimento do diagnóstico correto e do tratamento. Com freqüência, o uso de outras formas de tratamento como medicações e cirurgias, é indispensável. Por isso, a importância de consultar um médico acupunturista.